/ Especialidades
Especialidades
ESPECIALIDADES
Disfunções temporomandibulares (DTM) são um resultado de problemas no maxilar, das articulações maxilares e músculos da mastigação. Outro nome comum para esse problema são disfunções da ATM.
A articulação temporomandibular é aquela que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. Essa articulação é flexível, permitindo que você mastigue, fale e morda alimentos. Os músculos dessa articulação e aqueles em torno dela são responsáveis por controlar a posição e movimentos da mandíbula.
As disfunções temporomandibulares são um grupo de condições que podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos e podem ser decorrentes de problemas musculares, articulares ou como consequência de doenças sistêmicas.
Principais sintomas:
Estalos ou travamento na articulação
Dor de cabeça
Dor ao acordar
Cansaço na Musculatura da Mastigação
Estalidos no ouvido ao acordar
Zumbido no ouvido
Dor em musculatura cervical
Apertamento dentário
Limitação na abertura bucal ( Boca travada)
Dor facial
Bruxismo
Se sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando,é importante consultar um dentista especialista.
TRATAMENTO
Os aparelhos ortopédicos funcionais tratam DESSE PROBLEMA FAZENDO A repostura da mandíbula, dos músculos e das articulações, eliminando rapidamente os sintomas, permitindo ao paciente uma melhora de sua qualidade de vida.
Os aparelhos permitem que ocorra um remodelamento das articulações acometidas pelo desequilíbrio.
O dentista especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares poderá avaliar e tratar de forma adequada o bruxismo em crianças e adultos. O não tratamento produz o desgaste exagerado dos dentes, o que pode acarretar sensibilidade exagerada, quebra de dentes e, muitas vezes, tratamento de canal. A estética fica muito prejudicada e pode também causar desgaste e traumas nas articulações temporomandibulares o que gera dores faciais, dores de cabeça e pescoço.
Os aparelhos ortopédicos funcionais liberam os movimentos da mandíbula, de modo que os dentes ficam totalmente sem contato mudando o padrão de movimentação da boca. Assim, a boca acometida pelo bruxismo vai relaxando a musculatura e aprendendo nova forma de funcionar.
Apneia do sono ou Apneia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono.
Ultimamente vem crescendo na população a porcentagem de pessoas acometidas por essa desordem, que está ligada aos estímulos externos que chegam ao individuo, além do terreno estar susceptível a esse distúrbio.
O sistema bucal e nasal estando em desequilíbrio morfológico e funcional associado às interferências diárias estressantes pode desencadear a qualquer momento da vida, a Apneia do sono.
Esta desordem apresenta tanto sintomas físicos como psicológicos.
Sintomas físicos:
Ronco Alto, Hipersonolência diurna, Sono agitado, geralmente insuficiente (não reparador), Hipertensão arterial (pode ser apenas matinal), Arritmia cardíaca, Dor de cabeça matinal, Refluxo gastroesofágico noturno.
Sintomas Psicológicos:
Irritabilidade, Mudança de personalidade, Depressão, Redução da capacidade intelectual, Dificuldade de concentração.
Tratamentos:
O uso de Aparelhos Ortopédicos Funcionais dos Maxilares, reposturam a mandíbula e a língua mantendo-as mais anteriorizadas durante o sono evitando a obstrução da passagem de ar ou “sufocamento”. Este tratamento é não invasivo e é complementado por fisioterapia para os músculos afetados pela patologia.
Em Disfunções TemporoMandibulares (DTMs), Bruxismo e Apnéia do Sono, além dos tratamentos com os aparelhos Ortopédicos pode ser aplicada também a Fisioterapia Cervico-Facial.
Esses problemas recebem um atendimento integrado no sentido de levar o Sistema Bucal ao equilíbrio no menor tempo possível.
A Drª Maria Luiza Antunes Sperandéo é formada em Terapia Floral de Bach pelo “Bach Centre da Inglaterra”.
Os Florais são medicamentos feitos da essência de flores benéficas ao organismo e atuam na energia mais sutil do indivíduo.
Na Clínica, a Drª Maria Luiza pode utiliza-los em pacientes que apresentam por exemplo: medos, fobias em relação ao seu problema bucal e ao próprio tratamento proposto.
Crianças e adultos com mordida aberta (os dentes anteriores não se tocam) apresentam a respiração bastante alterada como também a postura da língua, lábios e bochechas.
Esses indivíduos permanecem com os lábios abertos durante a maior parte do tempo, respirando pela boca. Dessa forma, não ocorre o estímulo do ar passando pelo nariz e consequentemente não ocorre o desenvolvimento normal da região nasal. Por isso, são acometidos por gripes, sinusites, amigdalites, otites repetitivas. Com o tempo, essa atrofia na região nasal leva ao ronco e a apnéia do sono.
A mordida aberta é tratada com os Aparelhos Ortopédicos Funcionais e concomitantemente com as técnicas de Fonoaudiologia e Fisioterapia aplicada de forma interativa.
Em determinadas situações tais como: mordidas abertas, Classe III e disfunção de ATM, técnicas de fonoaudiologia são aplicadas nos pacientes como auxiliares de tratamento.
Essas técnicas visam o fortalecimento dos músculos que compõem a boca como língua, lábios, bochechas, mento, etc, acelerando o equilíbrio dos mesmos..
As crianças que apresentam os incisivos inferiores à frente dos superiores (mordida cruzada anterior) têm um potencial de crescimento da mandíbula exagerado e uma inibição de crescimento do maxilar superior.
Com isso, se instala uma má oclusão chamada Classe III, onde a mandíbula cresce mais que a maxila, muitas vezes de forma desorientada.
Quando tratada cedo, a Ortopedia Funcional dos Maxilares consegue na maioria das vezes conter o crescimento da mandíbula, descruzar os dentes e proporcionar o crescimento normal do maxilar superior.
As mesmas técnicas podem ser aplicadas também nos adultos que apresentam a classe III, com excelente resultado.
Uma mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior.
Essa má oclusão quando não tratada leva a assimetria da face, ou seja, um lado do rosto cresce mais que o outro deixando o rosto torto. O paciente só consegue mastigar do lado cruzado e este fato aumenta ainda mais a assimetria dos ossos da face. É muito bem tratada com os aparelhos ortopédicos funcionais descruzando a mordida, restabelecendo a mastigação dos 2 lados e corrigindo a assimetria já existente.
Os pacientes Classe II, divisão 1 (Dentuços) são aqueles que apresentam os incisivos superiores projetados para frente tendo o aspecto facial de "Dentuço".
É uma Má oclusão chamada de Classe II, onde a mandíbula é pequena em relação ao maxilar superior.
Os aparelhos ortopédicos funcionais tratam esses casos estimulando o desenvolvimento da mandíbula e controlando o do maxilar superior. Além disso, corrige a inclinação dos incisivos superiores curando essa anomalia de desenvolvimento de forma fisiológica.
O perfil facial do paciente muda rapidamente, aumentando sensivelmente a auto-estima.